O diretor da Abramilho, Paulo Bertolini, é o novo presidente da Aliança Internacional do Milho (Maizall). Saiba mais sobre a aliança neste site e confira breve perfil do novo mandatário abaixo.
———————————
Muito além do milho commodity
“Saímos do universo da commodity para trabalhar em um mercado de nicho, com um produto diferenciado”, afirma o produtor Paulo Bertolini ao ressaltar, o que considera o “pulo do gato” dos bons resultados do seu negócio ao cultivar milho no Paraná. Bertolini registra, em média, uma produtividade entre 12 mil até 13 mil quilos por hectare em uma área de cerca de 800 hectares na região de Campos Gerais. Em torno de 90% da produção é destinada ao consumo humano direto, como ingrediente principal de alimentos, como, por exemplo, salgadinhos.
“Obter um elevado grau de qualidade do grão para nós não é mérito, é o mínimo de obrigação, porque atuamos em uma categoria de produtos de maior valor agregado”, destaca o produtor, que dá o recado: por isso, investimentos muito em certificações de qualidade. Bertolini salienta que neste modelo de negócios, a relação com o comprador é ainda mais fundamental, porque se torna, de fato, uma parceria caracterizada por contratos de longo prazo. “Isso nos dá maior previsibilidade, já que ficamos menos suscetíveis a variações de preços, mas é um formato que vale também para estes tempos de cotações muito elevadas.”
Além da tecnologia empregada na lavoura em si, o produtor credita, ainda, os bons resultados à integração entre o que acontece no campo – os indicadores agronômicos, com as decisões relacionadas à gestão financeira do negócio, compra de insumos, venda da produção, controle de estoque, e tudo mais. “Esta integração é fundamental.”
*Paulo Bertolini, Grupo Calpar, Castro (PR)