O presidente executivo da Abramilho, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, disse, neste domingo (01o.), em entrevista ao Canal Rural, que o Brasil carece de uma política agrícola estratégica, lastreada em preços mínimos efetivos e gestão de estoques de alimentos, que possa assegurar o abastecimento interno a preços remuneradores para o produtor e acessíveis ao consumidor, bem como a manutenção de excedentes exportáveis e consequente geração de divisas para o País.
De acordo com Paolinelli, observa-se hoje uma certa anomalia no mercado, com uma demanda elevada, que não estava totalmente calculada, o que acarretou na atual pressão altista nos preços dos alimentos. Uma vez mais, o presidente executivo da Abramilho lembrou que o mundo precisará, até 2050, de uma oferta 61% superior ao volume de alimentos produzidos atualmente para atender a demanda global.
“E só o Brasil tem potencial para atender esta demanda de maneira sustentável, crescendo em produtividade, impulsionado por trunfos como a integração-lavoura-pecuária-floresta e o avanço da agricultura irrigada.”
*Assista a entrevista completa neste link.