Números são superiores aos do ano passado e acima da média de 5 anos
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras nesta segunda-feira (28) atualizando os dados para as lavouras de soja e milho.
Para a oleaginosa, o departamento indicou que 20% das lavouras haviam sido colhidas até o último domingo (27), um salto em comparação aos 6% registrados na última publicação na semana anterior. O índice ainda ficou a frente dos 15% de média das últimas cinco safras.
Entre os estados mais avançados destacam-se Kentucky com 72%, Minnesota e Mississipi com 31%, Iowa e indiana com 30% e Nebraska e Dakota do Sul com 29%.
O USDA informou ainda que 64% das lavouras estão com índices bons ou excelentes, 32% em médio e 13% em estados ruins ou muito ruins. Na última semana estes percentuais eram de 63%, 27% e 10% respectivamente.
Por fim, 74% das lavouras já estão na fase de desfolha contra 59% da semana anterior e 69% da média das últimas cinco safras.
Segundo o site internacional Farm Futures, os analistas esperavam que a agência não fizesse alterações nas classificações de qualidade da soja, com 63% da safra sendo classificada em condições boas a excelentes. A expectativa também era de que o USDA relatasse um progresso de colheita de 18% até 27 de setembro.
Milho
Já no milho, a colheita atingiu 15% das lavouras dos Estados Unidos até o último domingo (27), crescendo dos 8% da semana encerrada em 20 de setembro, mas ficando abaixo dos 16% registrados na média das safras entre 2015 e 2019.
Entre os estados mais avançados destacam-se Carolina do Norte com 74%, Texas com 70%, Kentucky com 54%, Tennessee com 40% e Kansas com 29%.
O Departamento reportou também que 61% das lavouras estão em condições boas ou excelentes, 25% em médias e 14% em ruins ou muito ruins, permanecendo idênticos aos índices registrados na semana anterior.
Por fim, o relatório demonstra que 75% das lavouras já estão maduras contra as 59% registradas até a última publicação de 65% da média das cinco safras anteriores.
De acordo com a Farm Futures, os analistas previam que a agência mostrasse que 17% da safra de milho deste ano teria sido colhida até 27 de setembro e que mantivesse as classificações de qualidade estáveis, com 61% da safra classificada como boas ou excelentes condições.
Notícias Agrícolas – 28/09/2020