Os produtos mais exportados foram açúcar, minério de ferro, milho, carne bovina e frango
O mercado halal é gigantesco e deve chegar a US$ 3,2 trilhões até 2024. O Brasil é um dos principais mercados para os árabes. De acordo com o Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos sete primeiros meses deste ano as exportações brasileiras aos países árabes cresceram 16,9%, somando US$ 7,1 bilhões.
Os produtos mais exportados foram carne de frango, açúcar, minério de ferro, carne bovina e milho, respondendo por mais de 70% dos embarques do Brasil para o Oriente Médio e Norte da África.
Para exportar aos países árabes as empresas precisam ter a certificação halal, que assegura que toda a produção seguiu as regras islâmicas. “Toda cadeia deve ser certificada desde a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, inclusive as empresas que prestam serviços para as fabricantes. É importante que as empresas entendam que é um conceito geral e não basta o produto ter um selo de certificação na embalagem para ingressar neste mercado. Eles querem entender todo o processo para ter certeza da validação da certificação halal de acordo com as leis islâmicas”, comenta o gerente comercial da Cdial Halal, Omar Chahine.
AGROLINK -28/08/2020