Notice: Undefined offset: 1 in /home/abramilho/domains/abramilho.org.br/public_html/wp-content/themes/jnews/class/ContentTag.php on line 86
Notice: Undefined offset: 1 in /home/abramilho/domains/abramilho.org.br/public_html/wp-content/themes/jnews/class/ContentTag.php on line 86
Alguns que foram aprovados, incluindo duas variedades de canola, aguardavam há seis anos
A China aprovou cinco variedades geneticamente modificadas para importação na última terça-feira, a primeira em cerca de 18 meses, quando representantes do país asiático e dos Estados Unidos se reuniram em conversas cara a cara para tentar resolver divergências comerciais. Cinco outros produtos, cujos fabricantes são conhecidos por pedir aprovação, não a receberam do Ministério da Agricultura da China.
Alguns que foram aprovados, incluindo duas variedades de canola, aguardavam há seis anos. Outros, como a soja DowDuPont Inc, são mais recentes e foram desenvolvidos para desafiar o domínio histórico da Monsanto, agora pertencente à alemã Bayer, do mercado de US$ 40 bilhões da soja. Os agricultores americanos não plantarão sementes de soja em grandes quantidades, a menos que sejam aprovadas pela China, que até a guerra comercial havia importado 60% da soja dos EUA.
Dentre as aprovadas, a DAS-44406-6, conhecida como soja Enlist E3, fabricada pela DowDuPont, foi criada para resistir ao glifosato, glufosinato e 2,4-D para controle de ervas daninhas e aumento de produtividade. O DP 4114, Qrome, também produzido pela DowDuPont, é um produto de milho resistente ao glufosinato e projetado para proteger contra insetos e aumentar os rendimentos. A soja SYHT0H2 foi desenvolvida pela Bayer Crop Science e pela Syngenta (SYENF.PK), mas passou a ser da empresa alemã BASF (BASFn.DE) e é resistente aos herbicidas glufosinato e mesotrione.
A variedade de canola 88302 da Monsanto, pertencente à Bayer, é tolerante ao glifosato durante a fase de floração reprodutiva. Ela promete melhor controle de certas ervas daninhas difíceis e uma janela de aplicação mais ampla, de acordo com um comunicado da Bayer na terça-feira. Estará disponível este ano para agricultores canadenses e norte-americanos, e a Bayer estima 1 milhão de acres serão plantados em 2019.
AGROLINK – 11/01/2019